White paper

Ranking Estados Unidos–América Latina de eficiência de combustível das companhias aéreas, 2017–2018

Este documento compara a eficiência de combustível das 19 principais companhias aéreas que operam voos diretos entre os Estados Unidos e a América Latina, um conjunto de rotas que representou 42% das partidas internacionais dos Estados Unidos em 2018. O estudo usa a mesma metodologia de rankings anteriores de eficiência de combustível de companhias aéreas em rotas transatlânticas e transpacíficas.

Destaques

  • A Frontier, dos Estados Unidos, e a Volaris, do México, empataram na posição de companhias aéreas com maior eficiência de combustível em voos diretos em 2018 entre Estados Unidos e México, América Central e Caribe. Ambas tiveram média de eficiência de 37 passageiros-quilômetro por litro de combustível (pax-km/L), 16% melhor que a média da indústria.
  • A companhia aérea brasileira Azul, com 44 pax-km/L, foi a que teve a maior eficiência de combustível em voos diretos entre os Estados Unidos e a América do Sul em 2018, superando a média da indústria em 19%. Conforme mostra a figura a seguir, a transportadora com menor eficiência de combustível nesse mercado, TAME, consumiu 52% mais combustível por passageiro-quilômetro que a Azul, que operou os voos mais cheios em termos de taxa de ocupação de passageiros e carga.
  • Dos fatores analisados, a parcela de carga de porão da massa total transportada foi o determinante mais influente da eficiência de combustível das companhias aéreas no mercado Estados Unidos–América Latina, explicando quase metade da variância quantificável entre as que tiveram melhor e pior desempenho. Esse fator foi seguido de consumo de combustível pela aeronave, responsável por 19% da variação. A densidade de assentos e a taxa de ocupação foram relativamente menos importantes.
  • As companhias que mais melhoraram sua eficiência de combustível de 2017 para 2018 foram Volaris (de 34 para 37 pax-km/L), Sun Country (de 31 para 33 pax-km/L), Interjet (de 26 para 28 pax-km/L) e Azul (de 42 para 44 pax-km/L). A Volaris melhorou significativamente ao modernizar sua frota com aeronaves Airbus A320neo, que têm alta eficiência de combustível.
Ranking, airline efficiency, US-South America, 2018 Portuguese
Tracking progress
Aviation