Workshop

2019 Workshop Internacional sobre Iniciativas de Frete Verde

(English version here)

De 18 a 20 de novembro de 2019, 150 pessoas de 10 países se reuniram no Workshop Internacional sobre Iniciativas de Frete Verde em Brasília, Brasil, para discutir iniciativas de carga verde na América Latina. O evento foi realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Serviço Social do Transporte e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). O workshop foi coorganizado e apoiado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), Recursos Naturais do Canadá (NRCan) e pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT).

Durante os primeiros dois dias, palestrantes e participantes exploraram a relevância do setor de transporte de cargas na economia e sua contribuição desproporcional para as emissões poluentes. Representantes de diferentes países fizeram apresentações sobre os programas de frete verde existentes e o contexto em que foram implementados. A colaboração e o intercâmbio foram enfatizados como elementos-chave para promover iniciativas de carga verde em toda a América Latina. Os participantes também analisaram o treinamento do motorista, o desenvolvimento da capacidade, e programas de verificação de tecnologia de veículos , bem como as pesquisas e tendências atuais. Além disso, algumas empresas compartilharam as lições aprendidas com a implementação de soluções inovadoras. O workshop foi concluído com uma discussão empolgante e aberta sobre oportunidades para programas e iniciativas de carga verde na região.

No terceiro meio dia, os participantes visitaram uma das instalações técnicas do SEST SENAT em Samambaia, sudoeste de Brasília. Lá eles aprenderam com mais detalhes o programa de treinamento de motoristas adotado pela CNT / SEST SENAT, que é baseado no programa NRCan Smart Driver. Os participantes também aprenderam sobre outros cursos de treinamento, recursos do SEST SENAT e um piloto de ônibus elétrico em Brasília.

Attachments

Contact:
Leticia Pineda