ZEBRA publication

Análise da implantação de ônibus zero emissão na frota de um operador de ônibus da cidade de São Paulo

Este relatório discute o desempenho operacional e econômico, bem como o impacto nas emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, da transição de uma frota de ônibus a diesel para ônibus elétricos a bateria na cidade de São Paulo. Avalia-se o caso da Transwolff, uma das 26 empresas privadas que operam o sistema de transporte coletivo por ônibus da cidade.

A análise, que considera aspectos operacionais específicos de cada trajeto, é realizada no nível das linhas. Esse nível de análise é importante para estruturar a transição para uma frota limpa porque evidencia as vantagens dos ônibus elétricos em relação aos veículos a diesel. Informações reais de operação, coletadas de um projeto-piloto, são utilizadas para estimar o desempenho operacional de ônibus elétricos em linhas selecionadas. Adota-se ainda um modelo de custo total de propriedade (TCO), que analisa os custos operacionais, de manutenção e de capital associados a cada tecnologia ao longo do tempo.

Os resultados mostram que os ônibus padron a diesel e elétricos têm custos de propriedade estimados muito semelhantes, com diferença de 1,1% a 4,9%. Esse cálculo incorpora previsões de redução do preço de ônibus elétricos devido ao desenvolvimento desse mercado e projeções de aumento no preço do combustível. Os cenários alternativos simulados indicam que há ainda mais espaço para os ônibus elétricos melhorarem sua competitividade perante a alternativa a diesel. Em particular, a redução do preço de aquisição dos veículos elétricos e do aluguel das baterias tem potencial de aumentar a viabilidade financeira dessa tecnologia. Políticas públicas que buscam diminuir esses elementos de custo abrem um caminho claro de incentivo à transição para uma frota limpa.

 Sao Paulo SP, Brazil - February 27, 2019: Streets of downtown in front of Pedro Lessa square. Local people, traffic and public transports and buildings of the city.

Praça Pedro Lessa, São Paulo

Atualizado em 25 de maio de 2022