Policy Brief

O potencial de descarbonização do programa MOVER: Explorando variações nas vendas de veículos de diferentes tecnologias até 2027

O programa Mobilidade Verde e Inovação (MOVER), aprovado pelo Congresso Nacional em junho de 2024, regulamenta as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e estabelece incentivos para a comercialização de veículos novos com maior eficiência energética, entre os quais veículos híbridos e elétricos. As metas de redução de emissões de GEE do MOVER para carros de passeio e veículos comerciais leves, que ainda não foram definidas, devem nortear as estratégias da indústria automobilística na configuração de seu portfólio até 2027.

Este estudo simulou 5 mil cenários para avaliar o potencial do programa MOVER de redução das emissões médias de GEE em veículos novos vendidos no Brasil, considerando vendas de híbridos e elétricos, bem como de ganhos de eficiência energética em novos veículos a combustão. A análise considera o potencial de mitigação diretamente ligado às montadoras reguladas pelo programa MOVER, ou seja, avalia as reduções de emissões decorrentes de mudanças nas características dos veículos de diferentes tecnologias vendidos.

Entre os principais resultados, destacamos simulações que apresentam reduções de emissões de até 17,5% para carros de passeio e 15% para veículos comerciais leves até 2027, resultantes da soma do aumento das vendas de veículos elétricos e da melhoria dos atuais motores à combustão. Simulações que apresentam reduções de emissões menores, entre 10% e 12,5% para carros de passeio e entre 5 e 10% para comerciais leves, não fornecem incentivos adequados para o desenvolvimento da produção de veículos de baixa emissão, atrasando o atingimento das metas de longo prazo assinadas pelo Brasil. Nesta análise, um market share de 12% para veículos elétricos em 2027 está associado a reduções de emissões do poço à roda de 9%, valor maior do que as reduções alcançadas por ganhos na eficiência energética de veículos a combustão, que representam 73% das vendas.