Working Paper
Quantificação das emissões de gases de efeito estufa evitadas por ônibus elétricos na América Latina: uma metodologia simplificada de avaliação do ciclo de vida
Este documento foi atualizado em 23 de agosto de 2024 para corrigir os valores do tanque à roda e do poço à roda para biodiesel de óleo de cozinha usado na Tabela 5.
Leia este estudo em espanhol ou inglês.
A plataforma E-Bus Radar (www.ebusradar.org) acompanha a implementação de ônibus elétricos a bateria e trolébus nos sistemas de transporte público das cidades latino-americanas, e suas reduções associadas nas emissões de gases de efeito estufa em comparação aos modelos convencionais. A plataforma foi criada e é mantida pela parceria Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator (ZEBRA), co-liderada pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT) e a organização C40 Cities.
Este trabalho apresenta a nova metodologia de cálculos da plataforma E-Bus Radar, com o desenvolvimento de uma avaliação do ciclo de vida (ACV) para estimar as emissões de gases de efeito estufa evitadas com a introdução de ônibus elétricos a bateria (BEBs) e trólebus. Com esta atualização, os resultados obtidos contabilizam as emissões de escapamento e as emissões associadas à fabricação do veículo e da bateria, à manutenção do veículo e à produção de combustível e eletricidade, levando em consideração valores específicos de países na América Latina.
Os ônibus são classificados em cinco categorias: trólebus de 12 a 15 m, trólebus acima de 18 m, BEBs de 8 a 11 m, BEBs de 12 a 15 m e BEBs acima de 18 m. Para cada categoria e cidade, as emissões calculadas são estimadas com base em informações técnicas e operacionais fornecidas pelas autoridades de transporte público e pelos fabricantes.
O financiamento para este trabalho foi generosamente fornecido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS).