ZEBRA publication

Benefícios da entrada exclusiva de ônibus de emissão zero na frota de São Paulo

Este documento apresenta o contexto e os benefícios da proibição de inclusão de novos veículos a diesel na frota de ônibus urbanos da cidade de São Paulo, a partir do dia 17 de outubro de 2022. A análise a seguir sugere que a introdução exclusiva de veículos a zero emissões é imprescindível para atingir as metas de 2.600 ônibus elétricos em 2024 e a redução de 50% das emissões de CO2 em 2028 estabelecida pela Lei do Clima de São Paulo. Caso essa proibição não houvesse sido estabelecida, a introdução de novos veículos a diesel comprometeria o cumprimento da lei ou resultaria na necessidade de uma futura substituição acelerada de veículos a diesel com menos de 10 anos por tecnologias zero emissão, onerando e impactando negativamente o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

Para o cumprimento da Lei do Clima, esforços têm sido empreendidos pela Prefeitura Municipal de São Paulo e SPTrans para viabilizar a transição para tecnologias mais limpas. Embora a lei seja neutra em termos de tecnologia, a alternativa de ônibus a bateria tem se mostrado a opção mais disponível e economicamente viável até o momento. Vale destacar que a parte da indústria nacional tem investido na produção de ônibus elétricos no país, reforçando a opção dos fabricantes para descarbonização.

Pelas análises feitas a partir da frota atual, observa-se que para o cumprimento das metas legais e contratuais sem impacto adicional com substituição acelerada de frota, é imprescindível que toda a substituição de ônibus seja por tecnologia zero emissões a partir de agora, para todos os modelos disponíveis no mercado.

Figura 2. Projeções de emissões e número de veículos elétricos com e sem a proibição de novos ônibus a diesel. Os painéis plotam as emissões de CO2 (Noroeste), o número de novos ônibus elétricos (Nordeste)

Figura 2. Projeções de emissões e número de veículos elétricos com e sem a proibição de novos ônibus a diesel. Os painéis plotam as emissões de CO2 (Noroeste), o número de novos ônibus elétricos (Nordeste)

Este relatório é uma atualização da versão publicada em novembro de 2022. A versão atual atualiza o gráfico de projeção das emissões de CO2, NOX e MP, incluindo as metas do Lei do Clima na comparação (Figura 2). Além disso, anteriormente, as metas de 2028 da Lei eram comparadas com as emissões projetadas para dezembro de 2027, mas nesta versão essas metas estão sendo comparadas com as emissões projetadas para dezembro de 2028.

Fleets Zero-emission vehicles
Electrification
Brazil